quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Qual o real significado do natal?

Se perguntarmos a qualquer criança com menos de dez anos sobre o que é o Natal, ela responderá "Natal serve para pedir presentes ao Papai Noel". Acredito que a resposta não seria distante disso. É que o símbolo do Natal tornou-se mesmo o Papai Noel. Quem não vê nas ruas nessa época do ano imagens do bom velhinho nas vitrines, nas fachadas e nos jardins das casas? As decorações do shopping e parques de nossa cidade, onde estamos, distraídos, escutamos o "jingle bell". Acontece que o Natal está perdendo o seu real significado, está se tornando apenas mais uma época do ano em que o consumo cresce, as lojas obtem o lucro ou seja o capitalismo toma conta disso, afinal quem não tem dinheiro pra comprar presentes se sente altamente excluído não é mesmo? Pais que usam o 13º salário para fazer as vontades dos filhos, crianças cada vez mais sonhadoras colocando sapatinhos velhos em janelas, tudo isso em troca de presentes na noite de Natal. Porém, o Natal vai muito além disso, não podemos esquecer as campanhas de solidariedade que acontecem nessa época, vamos agir com generosidade, vamos ajudar aqueles que precisam de nós, seja com um alimento, ou um cobertor. E não esquecer, que o real significado do Natal é a celebração do nascimento de Jesus. Você, querido leitor(a) já parou pra pensar se está fazendo as coisas que agradam a Deus? Por isso no dia de Natal, vamos esquecer um pouco sobre o que comeremos, a roupa que vestiremos, as ruas iluminadas e pensaremos um pouco nos ensinamentos e no nascimento de Deus.


Para você que entende (ou não) o real significado do Natal.

3 comentários:

  1. Linda e super inteligente, seu texo é um show!!!

    ResponderExcluir
  2. NATAL?
    O Novo Testamento também reforça esse acontecimento, e isso é indiscutível. Portanto, para a pergunta - Tem natal na Bíblia? a resposta é - Sim. Então, o problema não é se Jesus nasceu ou não - Ele nasceu. A questão é sobre o que fizeram com a história. De onde vêm as tradições do Natal que comemoramos hoje, as quais tantos seguem com rigor? Por que realizam o mesmo ritual todos os anos sem saber o significado verdadeiro destas festas? Quando e onde Jesus nasceu? Você pode responder isto?
    Sabemos, pela Bíblia, que o local do nascimento de Jesus foi em Israel, na cidade de Belém da Judéia. Mas, quando? A Bíblia não diz que foi no dia 25 de dezembro, aliás, pelos relatos bíblicos, sabemos que Jesus não nasceu em dezembro.
    Por que, então, se comemora a festa em dezembro? Qual a origem desta data? Quando analisamos o modo como surgiu essa data, então descobrimos que sua origem tem a ver com o propósito de contaminar a pessoa do Senhor Jesus, colocando-o no mesmo nível de alguns deuses pagãos que são adorados nesta data. Portanto, quando comemoramos o nascimento do verdadeiro Jesus no mesmo dia em que se comemora o dos falsos deuses, podemos estar cometendo o pecado de não discernir o que é sagrado, puro e verdadeiro.
    Quem conhece Israel sabe que 25 de dezembro é inverno naquela região e ninguém fica exposto ao tempo. Os pastores não ficariam no campo numa noite de inverno. No final de outubro e início de novembro os pastores já não vão mais ao campo, porque já é declarado inverno. Não há pastagens, é inseguro e desconfortante para o rebanho.
    Em Lucas 2:1-3 diz que José e Maria estavam indo de Nazaré, na Galiléia, para Belém que ficava na Judéia, porque o imperador havia feito um decreto para que todos se alistassem em sua cidade natal, a fim de que fosse feita uma contagem da população. Porque o imperador faria esse recenseamento justo no inverno? Porque Deus faria que seu filho Jesus nascesse no inverno, onde não havia condições humanas favoráveis para se caminhar por montes e desertos?.
    O Dr. Russel Shedd, em seu comentário na Bíblia Vida Nova, sobre o versículo 34 de Levíticos, que fala da Festa dos Tabernáculos, diz que “ Jesus não podia ter nascido em dezembro, que é um mês de neve em Jerusalém, durante o qual nenhum rebanho estaria nos campos. Que provavelmente nasceu na época da Festa dos Tabernáculos, em outubro...”
    Então, como surgiu essa data de 25 de dezembro?

    ResponderExcluir
  3. A palavra natal em inglês é christmas, a união de duas palavras, christ e mass que significa missa de Cristo ou missa de natal.

    O dia 25 de dezembro foi escolhido porque coincidia com os festivais pagãos que celebravam a 1)saturnália e o 2) solstício de inverno, em adoração ao deus-sol 3) sol invictus. Este festival de inverno era chamado a natividade do sol. A festa solar do natalis invicti (natividade do sol inconquistado) era celebrada em 25 de dezembro.

    A prática de trocar presentes era, segundo nos informa Tertuliano, parte da saturnália. Não há nada de errado em dar presentes. Os israelitas davam presentes uns aos outros em tempos de celebração (Et.9:22). Mas alguns têm procurado ligar os presentes de natal com aqueles que Jesus recebeu dos magos, não há qualquer correspondência entre as duas situações.

    A árvore de natal também tem suas origens no paganismo. Segundo uma fábula babilônica, um pinheiro renasceu de um antigo tronco morto. O novo pinheiro simbolizava que Ninrode tinha vindo a viver novamente em Tamuz. Entre os druidas o carvalho era sagrado. Entre os egípcios era a palmeira, e em Roma era o abeto, que era decorado com cerejas negras durante a saturnália. O deus escandinavo odim era crido como um que dava presentes especiais na época de natal àqueles que se aproximassem de seu abeto sagrado. Em inúmeras passagens bíblicas a árvore é associada a idolatria e a adoração falsa: Porque também os de Judá edificaram altos, estátuas, colunas e poste-ídolos no alto de todos os elevados outeiros, e debaixo de todas as árvores verdes (I Rs.14:23). Não estabelecerás poste-ídolos, plantando qualquer árvore junto ao altar do Senhor teu Deus que fizeres para ti (Dt.16:21). Portanto a árvore de natal recapitula a idéia da adoração de árvore, sendo que castanhas e bolas simbolizam o sol.

    A fim de justificar a celebração do natal muitos tentaram identificar os elementos pagãos com símbolos bíblicos. Jesus, por exemplo, foi identificado com o deus-sol. Tertuliano teve que assegurar que o sol não era o Deus dos cristãos, e Agostinho denunciou a identificação herética de Cristo com o sol.

    É bom lembrarmos das advertências do profeta: Porque os costumes dos povos são vaidade; pois cortam do bosque um madeiro, obra das mãos do artífice com machado; com prata e ouro o enfeitam, com pregos e martelos o fixam, para que não oscile (Jr.10:3,4).

    Com o passar do tempo muitos outros costumes foram sendo introduzidos nas festividades do natal. O papai Noel, por exemplo, é uma representação de São Nicolau, um santo da igreja católica romana. O presépio foi inserido por São Francisco.

    Não devemos jamais nos esquecer que como cristãos verdadeiros somos ordenados a comemorar a morte de Cristo, sua ressurreição e sua vinda (I Co.11:25,26). Em nenhum lugar das Escrituras é ordenado aos cristãos que comemorassem o nascimento de Cristo. Talvez porque o nascimento de Cristo é um fato histórico aceito por todos os homens, é algo que ninguém se opõe. Não é assim porém com relação a sua ressurreição. Todos comemoram o nascimento de Cristo, mas somente os cristãos comemoram a sua ressurreição. Devemos ainda lembrar que acerca de Jesus, identificado na pessoa de Melquisedeque, se diz que era "...sem pai, sem mãe, sem genealogia; que não teve princípio de dias, nem fim de existência..." (Hb.7:3).
    Aproveite seu natal, mas nunca esqueça o verdadeiro significado. E nunca esqueça tbm q a vinda de JESUS está próxima.
    DEUS esteja com vcs, amém.

    ResponderExcluir